Hoje, dia 21 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer!
Uma efeméride que pretende, por um lado, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados necessários e, por outro, do apoio aos cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer.
A progressiva deterioração das funções cerebrais, nomeadamente a perda da memória, da linguagem e de outras habilidades que comprometem a sua autonomia são características da Doença de Alzheimer.
Apesar de não ser conhecida uma causa específica para o aparecimento do Alzheimer, existem recomendações para prevenir o desenvolvimento da doença, tais como: conservar a mente ativa, ter uma boa vida social, praticar bons hábitos alimentares e manter uma atividade física regular. Estas práticas permitem retardar e, principalmente, inibir a manifestação da Doença de Alzheimer.
Como forma de assinalar esta efeméride, a Câmara Municipal de Machico, ao longo dos anos, tem promovido várias atividades no sentido de reiterar a importância da conscientização sobre esta doença na comunidade.
Este ano, os idosos do Centro Cívico e Cultural da Ribeira Seca, juntamente com as crianças que participaram no ATL de Verão “Férias Ativas”, organizado pela Junta de Freguesia de Machico, uniram-se num projeto comum com o objetivo de capacitar os idosos no desenvolvimento do trabalho de reciclagem de plástico, sensibilizando-os para a importância do meio ambiente. O resultado consistiu na decoração artística de um laço, exposto na rua General António Teixeira de Aguiar.
Por outro lado, os Centros de Dia do Concelho contribuíram para este projeto, através da decoração de uma tela, de forma a promover o protagonismo dos mesmos e a sensação de bem-estar e utilidade na sociedade.
Um dos grandes eventos anuais é a Caminhada pelo Alzheimer, que conta com a participação não só dos idosos, mas de toda a comunidade. O percurso abrange a rua General António Teixeira de Aguiar, o Largo do Município, a Rua do Mercado e a Alameda, finalizando-se no Largo da Praça, onde tem lugar um momento de lazer.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui