Iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento está de volta à Região Autónoma da Madeira. De 26 de maio a 6 de junho, qualquer cidadão vai poder doar o troco numa farmácia perto de si, ajudando quem mais precisa a comprar medicamentos
A 13.ª edição da Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” arranca hoje e decorre até 6 de junho, em mais de 500 farmácias aderentes em todo o país, 26 delas na Região Autónoma da Madeira. Todos os cidadãos poderão doar o troco das suas compras numa farmácia aderente ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, e os donativos irão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“O Município de Machico apela a participação na 13ª Campanha 'Dê Troco a Quem Precisa', de 26 de maio a 6 de junho, numa das farmácias aderentes. Com este gesto estará a gerar saúde e qualidade de vida das famílias em situação de pobreza”, explica Ricardo Franco, Presidente da Câmara Municipal de Machico.
“Por um futuro com mais saúde, de 26 de maio a 6 de junho participe na Campanha “Dê Troco a Quem Precisa” e ajude-nos a garantir o acesso ao medicamento a pessoas em situação de pobreza. Ao doar o seu troco numa das farmácias aderentes da Região Autónoma da Madeira, estará a contribuir para a saúde de famílias que enfrentam graves dificuldades socioeconómicas.”, explica Elda Maques, farmacêutica da Farmácia Penha D’Águia.
Só na Região Autónoma da Madeira, existe uma rede de 16 farmácias abem: à qual mais de 1682 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do Programa abem: em 2016, já foram dispensadas 160376 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
Atualmente, a Rede Abem: conta com 2 entidades referenciadoras na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente, o Município de Machico e o Município de Santa Cruz .
O Programa Abem já apoiou mais de 40 000 beneficiários e já dispensou mais de três milhões de embalagens de medicamentos.
Os beneficiários do Programa Abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão Abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.
A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para
Saiba onde pode doar o seu troco:
Lista de farmácias:
- Machico: Farmácia Penha D'Águia; Farmácia Zarco; Farmácia do Engenho
- Funchal: Farmácia Nossa Senhora do Monte; Farmácia Luso Britânica; Farmácia Camões; Farmácia do Fórum; Farmácia Bom Sucesso; Farmácia da Ajuda; Farmácia da Madalena; Farmácia Nova da Penteada; Farmácia Funchal; Farmácia Madeira; Farmácia da Ilha; Farmácia Avenida
- Santa Cruz: Farmácia Gaula; Farmácia Santo da Serra; Farmácia da Camacha
- Calheta: Farmácia do Arco; Farmácia Estreito da Calheta; Farmácia Ponta do Pargo
- Câmara de Lobos; Farmácia Lobos Mar; Farmácia Popular
- Porto Moniz: Farmácia Porto Moniz
- Porto Santo: Farmácia Porto Santo
- Ribeira Brava: Farmácia São José
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui